Epcom

AcessoCom - Jornalismo Especializado em ComunicaçãoAcessoCom - Jornalismo Especializado em ComunicaçãoEm 1997, a internet era uma ilustre desconhecida no Brasil. Sua introdução em escala comercial tinha ocorrido um ano antes, com alguns sites de grandes jornais disponibilizados aos assinantes e páginas institucionais de grandes grupos empresariais. A world wide web – ambiente gráfico que substituiria as telas verde-preto das BBS – era ainda uma promessa quando Daniel começou a pensar que a tecnologia permitiria naquele momento retirar do papel uma de suas alternativas ao misto de desinformação e falta de estratégia que pairava sobre o movimento social pela democratização da comunicação.

Depois de mais de 15 anos de militância na área das comunicações, Daniel percebia esta lacuna e sabia como preenchê-la. Alguns testes foram feitos ainda entre 1993 e 94 quando ele já havia experimentado usar bancos de dados e editores de textos para produzir um relatório semanal sobre a área de economia, dirigido aos administradores da empresa da família. Desta experiência, saiu uma metodologia de monitoramento de temas, adaptada ao projeto principal quatro anos mais tarde.

Foi apenas com o avanço da rede mundial que Daniel conseguiu reunir recursos e colaboradores para construir o que chamava de centro de inteligência das suas diversas frentes de atuação. Assim, em outubro de 1998, nascia o Epcom – Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação. Seu objetivo principal era monitorar a mídia comercial e a especializada, além do Congresso Nacional, em assuntos que pudessem ajudar a orientar a ação das diversas entidades sindicais e do movimento social, aglutinadas em torno do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Depois de vários pilotos, conduzidos a partir de 1997, chegou-se à forma final do primeiro “produto” da empresa. Lançado em 1999, o site AcessoCom – Serviço de Jornalismo Especializado em Comunicação ganhou a rua no momento em que o e-mail era a fonte principal de distribuição de informações pela rede. O trabalho consistia na seleção, síntese e análise de textos produzidos pela imprensa nacional relacionados com cerca de 30 temas ligados à comunicação. Ao final do dia, um e-mail com o que de mais importante aconteceu na área era distribuído a assinantes ávidos por informações que hoje são facilmente “garimpáveis” por robôs de busca. Em 2001, foi vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na categoria Grupo Inovador.

No início de 2002, o Epcom lançou uma versão atualizada do Donos da Mídia, projeto que mapeou o perfil dos sistemas e mercados de comunicação no Brasil, identificando claramente a relação das redes nacionais de TV com os grupos regionais de mídia. A versão 2008 do projeto pode ser acessada clicando aqui.

Em quatro anos de atuação, a equipe de jornalistas do AcessoCom produziu mais de 21,5 mil textos, entre notas, matérias e análises diárias da conjuntura da área das comunicações. Houve uma tentativa de estabelecer um modelo comercial que permitisse a sustentabilidade do projeto, mas não foi bem sucedido pela falta de interesse de universidades e entidades em financiá-lo.

Interrompido o serviço de notícias no último dia útil de 2002, o Epcom disponibilizou a base de dados do AcessoCom para consulta pública. Na época, Daniel adiantava os próximos passos do instituto em uma mensagem enviada aos assinantes e postada na página principal do site:

"Gostaríamos de reafirmar que através do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom) manteremos as atividades ligadas à pesquisa e à produção de informações especializadas em comunicação. Mesmo nesta fase de transição, procuraremos continuar produzindo e fornecendo, gratuitamente, informações especializadas para subsidiar a atuação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), cujos propósitos inspiraram a criação do Epcom.”